quarta-feira, 16 de abril de 2014

Origem do Pão de Ló


Há alguns dias, uma leitora do Blog, a Larissa, me questionou o significado do nome do Bolo Pão de Ló, então fui pesquisar e descobri que ninguém sabe ao certo, porém existem algumas versões que estarei compartilhando com vocês.
 
A primeira delas é, um bolo de origem portuguesa, criado por um Confeiteiro alemão chamado Lot (pronuncia-se Ló em português). Bolo feito de farinha de trigo muito fina, ovos, açúcar, tudo muito bem batido, muito fofo e saboroso. (Descrição encontrada no dicionário Português.)
 
Em seguida, encontrei a definição abaixo.
"Pandeló, pam de ló (*), pão-de-ló, vem de pão, na acepção de bolo é ló, com as suas próprias expressões, de espécie de escumilha, tecido muito fino, frouxo, raro, e assim, bolo fino, fofo, brando, mole, como efetivamente é" (Pereira da Costa, Vocabulário Pernambucano, 529-530)".
 
Enfim, a última delas, que talvez seja a mais real.

Pão de Ló, esse bolo tão gostoso e fofo, é um dos bolos mais tradicionais de Portugal, e como a maioria da doçaria portuguesa tem origem nos conventos. Diz a tradição que a receita de Pão de Ló pertencia às freiras do Convento de Coz que ensinaram as técnicas do seu preparo a uma família de Alfeizerão. Com sua simplicidade, sabe-se que conquistou paladares antes mesmo do século XVIII. Algumas cidades são famosas por seu pão de ló, como Ovar, Alfeizeirão e Margaride.
 
O pão de ló é muito querido pelos portugueses, existindo por vários países afora, museu, festas e até uma confraria gastronómica. O bolo simples, feito de farinha, açúcar e ovos, muitos ovos, leva claras fofinhas que são as responsáveis pela massa levíssima do bolo e justificam o termo "ló", que dá nome à receita. Ló, para quem não sabe, é um tecido finíssimo e delicado.
 
Dizem também que embora a origem do nome seja portuguesa, suas raízes são espanholas descendentes de um biscoito similar ao pão de ló que era preparado nos mosteiros e conventos de Castela na Espanha.
 
O pão de ló estava sempre presente nas mesas dos padres mais abastados, ele era indicado para as dietas de convalescentes, como também era enviado como presente e conforto a famílias enlutadas. Também era oferecido aos condenados à morte junto com um copo de vinho, quando subiam à força.
 
O pão de ló foi introduzido no Japão, como Pão de Castela onde ficou conhecido como “castella” (pronuncia-se castera) por causa das claras em castelo que são mais firme que as claras em neve, e através do tempo tornou-se um dos doces mais típicos de lá, chamado Kasutera.
 
Esse bolo simples, mas com uma textura incomparável, na Itália é conhecido com o pão de ló genovês e pan di Spagna, na Inglaterra e nos Estados Unidos é o Sponge cake.
 
 
PÃO DE LÓ DE LARANJA
 
INGREDIENTES
6 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de suco de laranja
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
Calda
½ xícara de chá de suco de laranja
½ xícara de chá de açúcar
Misturar os dois sem ir ao fogo.
Opcional: Cobertura
Açúcar de confeiteiro a gosto dissolvido em um pouco que baste de suco de laranja.
 
MODO DE PREPARO
Bater as claras em neve, juntar as gemas uma a uma, misturando bem. Acrescentar em seguida o açúcar, continuar batendo acrescentando então o suco de laranja alternando com a farinha de trigo. Por último misturar o fermento.
Levar ao forno a 180° em forma untada e polvilhada até ao teste do palito ou por aproximadamente 30 minutos.
Deixar esfriar um pouco e desenformar, cobrindo o bolo com a mistura de suco de laranja e açúcar. Em seguida se gostar cobrir com o açúcar de confeiteiro e enfeitar com frutas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário