sexta-feira, 7 de junho de 2013

Por que ConfeitaLia?


Há alguns anos eu desconhecia o caminho da Cozinha, fogão, então, era um bicho de 7 cabeças, porém um dia uma amiga, Silene Paladino Pereira da Silva resolveu montar um Curso de Culinária e convidou a mim, minha mãe e minhas irmãs para participarmos, e lógico que achamos que ela estava louca. Ela insistiu e lá fomos nós. Como o Curso foi montado para  um grupo de amigos que queriam conhecer as receitas dos deliciosos pratos que ela faz, o curso tornou-se divertido, curso este que frequento até hoje.

Logo no primeiro dia de curso, a Silene ensinou uma receita de Bolachinha, perfeita para deixar no freezer e descongelar quando recebemos uma visita inesperada, e foi aí que me encantei com esta arte da Culinária.

Na mesma época, uma prima do meu pai lançou um livro, minha tia foi ao lançamento e trouxe um exemplar autografado. As fotos são de dar água na boca, e lá fui eu testar algumas receitas, do famoso livro "Cozinhando para Amigos "de Heloisa Bacellar, hoje tenho as três edições, e é difícil dizer qual é a melhor.

Minha mãe vendo minha empolgação , resgatou uma receita de gerações na minha família, que remetia à infância dela, e lá fui eu testar mais esta delicia, as bolachinhas de fécula de batata, e  foi um sucesso. Esta virou a minha marca, não tem quem não goste das famosas bolachinhas.

Meses depois, os Supermercados Russi montaram um curso com a famosa Banqueteira de Americana, a Chef Claudia Porteiro e sua filha Chef Bianca Porteiro, participei de todas as aulas e ai o incentivo foi ainda maior.

A cada novo teste colocava minha família e os colegas do trabalho como cobaia, que não achavam ruim, pelo contrário, a cada dia que passa me incentivam a testar novas receitas, e foi de uma brincadeira onde estes falaram que eu deveria abrir minha confeitaria e aí surgiu o nome ConfeitaLia.

Nome este inspirado na mistura do meu nome com o gosto de fazer doces e bolachinhas, porém não podia deixar de lembrar que esta combinação perfeita também me remeteu a minha infância, onde cresci lendo os gibis da Turma da Mônica do Maurício de Souza, que o personagem Cebolinha não conseguia falar o R e trocava por L.

         Esta brincadeira virou um Hobby e renderam muitas risadas, incentivos de amigos que me trazem novas receitas e alguns até fazem encomendas para eventos.

Foi então, que eu como profissional da área de informática, resolvi criar um logo para minha empresa fictícia, e cada vez que faço alguma receita para dar de presente ou para algum amigo, coloco o logotipo da “empresa” que virou a minha marca registrada.

Hoje no auge da era Digital não podia deixar de me render ao Blog e é por isso que hoje estou dando este novo passo, onde publicarei algumas receitas e dicas para vocês meus amigos e incentivadores e também para os novos seguidores que surgirão.

A receita de hoje não poderia deixar de ser a das Bolachinhas Especiais, que foram o meu incentivo nesta nova aventura.

  

Bolachinhas Especiais

 

Massa Branca:


2 xícaras de farinha de trigo
¾ xícara de açúcar
2 gotas de Baunilha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sobremesa de rum ou amareto
150grs de manteiga (gelada)
1 ovo

Massa Preta:

2 xícaras de farinha de trigo
¾ xícara de açúcar
2 gotas de Baunilha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sobremesa de rum ou amareto
150grs de manteiga (gelada)
1 ovo
2 colheres de sopa de chocolate em pó



Modo de preparo:

Em uma vasilha junte todos os ingredientes e com a mão vá amassando até que forme uma massa lisa.

Dica: quebre a manteiga em pedacinhos para facilitar o manuseio.

 
Abra as duas massas e sobreponha uma a outra, enrole como se fosse um rocambole.
Fatie o rocambole (fatias finas) e leve ao forno no papel manteiga (10 a 20 minutos dependendo da espessura da bolachinha).
Retire do forno e aguarde esfriar por mais ou menos 5 minutos.

2 comentários:

  1. sei que este Blog vai bombar, pois tudo que vier daí é bom...

    ResponderExcluir
  2. Adorooo estas bolachinhas.... Já tentei fazer uma vez e não ficam iguais as suas... kkkkkk

    ResponderExcluir