sexta-feira, 26 de julho de 2013

Creme da Lila e Torta Paulista

    Hoje, Dia da Avó, vou homenagear a todas as minhas Avós (Avós, Bisavó e Tia Avó) com duas receitas uma da Família Pontes Nogueira e a outra da Rezende.
    A Primeira chama Creme da Lila, receita de uma amiga da minha avó Terezinha (Voth), receita esta que é feita pelo menos um domingo por mês nos nossos almoços familiares, que eram realizados na casa da minha Bisavó Sylvandira (Vó Dira).


    Sempre que estava no casarão da Rua do Rosário sábado à tarde, podia vê-las ( Voth, Vó Dira e Tutu) reunidas na cozinha, preparando com muito carinho o nosso almoço de domingo, e muitas vezes tive o prazer de poder ajudá-las a montar o pavê, posso dizer que foi uma das primeiras receitas que aprendi na minha vida.


    Infelizmente, a Voth e a Vó Dira nos deixaram há alguns anos, mas minha tia avó Maria da Glória (Tutu), assumiu a função de continuar fazendo este doce para nós, todo mês, porém agora na casa da minha Tia Ana.
    Como este doce sempre foi o meu preferido, a família Pontes Nogueira apelidou-o de Creme da Lia, pois sempre ele vinha à mesa com a seguinte frase “Lia fiz por sua causa”.
    O Segundo é a Torta Paulista, mas eu a chamo de pavê de doce de leite da vó Lindalva.
    O Pavê de doce de leite é o meu escolhida na Família Rezende, nestes meus trinta e poucos anos, todas as vezes que eu fui a Franca, lá estava à torta a minha espera.
 
 
     Sendo elas as minhas preferidas, não podia deixar de compartilha-las no meu Blog, porém queria um dia especial e não tinha dia melhor para coloca-las do que o dia da Avó.

 
CREME DA LILA
 

 
INGREDIENTES
250gr Margarina (+ ou - 2 colheres de sopa)
2 Colheres de Nescau
6 Colheres de Açúcar
4 Ovos Grandes
Leite
Bolacha Maisena (+ ou – 50 bolachas)
 
PREPARO
Derreter a manteiga, juntar ao chocolate e o açúcar mexer bem e espere esfriar.
A parte bata as Claras em neve.
Juntar a gema e a mistura fria.
Num pirex, coloque uma camada de bolacha molhada no leite com um pouco de açúcar, em seguida uma camada do creme e repetir as camadas até o fim. Polvilhar com granulado.
Colocar na geladeira.
 
 


Torta Paulista

 
Ingredientes:
200gr de manteiga
2 xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de Nescau
1 lata de creme de leite
Bolacha maisena
Doce de leite.
Recheio:
Na batedeira bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme amarelo, acrescente o Nescau.
Depois de bem misturado, misture o creme de leite, mexa até formar o creme.
Montagem:
Em um pirex coloque uma camada de bolacha maisena, molhada no leite.
Cubra com uma camada de recheio.
Repita os passos até o fim do creme.
Coloque para gelar, após ± 30 minutos, cubra o pavê com doce de leite e enfeite com granulado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário